Codigos Genie

    Game Genie é um acessório do Mega Drive, Master System e Game Gear que serve para fazer truques inéditos, através de códigos. Usando o Game Genie é possível fazer raridades, como por exemplo jogar Hidden Palace em Sonic 2 final ou jogar com o Sonic sombra, dentre outros. Funciona também nos emuladores Gens e Kgen, os quais você aprende mais para baixo. No caso dos 8 bits, não funciona no emulador Meka, por não ter esta função.

MASTER SYSTEM E GAME GEAR

Sonic 1

  • 007-01A-3BE - vidas infinitas

  • 3A0-21C-2A2 - nunca perca anéis

  • 003-F8C-3B7 - pare o tempo

  • 093-7DE-E66 - comece com 9 vidas

  • 003-8CE-5D4 + 033-88E-91A - comece em Bridge Zone, Act 1

  • 003-8CE-5D4 + 063-88E-91A - comece em Jungle Zone, Act 1

  • 003-8CE-5D4 + 093-88E-91A - comece em Labyrinth Zone, Act 1

  • 003-8CE-5D4 + 0A3-88E-91A - comece em Labyrinth Zone, Act 2

  • 003-8CE-5D4 + 0C3-88E-91A - comece em Scrap Brain Zone, Act 1

  • 003-8CE-5D4 + 0F3-88E-91A - comece em Sky Base Zone, Act 1

Sonic 2

  • 009-04F-3BE - vidas infinitas
  • 3A7-E4C-2A2 - não perca anéis
  • 092-B8D-E66 - começar com 9 vidas
  • 001-12D-3B7 - parar o tempo
  • 3E2-E4D-3B4 + 012-E5D-E69 - começar no act 2
  • 3E2-E4D-3B4 + 022-E5D-E69 - começar no act 3

Sonic Chaos

  • 008 3BD E6E - Tempo infinito
  • 3A9 DCB 2A2 - nunca perca anéis
  • 996 93C E66 - comecar com 99 vidas (Sonic)
  • 994 23E E66 - começar com 99 continues (Sonic)
  • 996 99C F7E - começar com 99 vidas (Tails)
  • 994 28E F7E - começar com 99 continues (Tails)
  • 3A6 24E 2A2 - começar com vidas infinitas
  • 056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Sonic em Gigapolis Zone
  • 056 93C E66 + 3D6 9EC 08F - Sonic em Sleeping Egg Zone
  • 056 93C E66 + 006 9EC 08F - Sonic em Mecha Green Hill Zone
  • 056 93C E66 + 3C6 9EC 08F - Sonic em Aqua Planet Zone
  • 056 93C E66 + 056 93C E66 - Sonic em Electric Egg Zone
  • 056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Tails em Gigapolis Zone
  • 056 93C E66 + 1F6 9EC 08F - Tails em Sleeping Egg Zone
  • 006 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Mecha Green Hill Zone
  • 3D6 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Aqua Planet Zone
  • 006 9EC 08F + 996 A0C F7D - Tails em Electric Egg Zone

Sonic Triple Trouble

  • 003 E0E E6E - vidas infinitas
  • 99A E6E E66 - comece com 100 vidas
  • 3A8 E4C 2A2 + 3A8 E7C 2A2 - anéis infinitos
  • 3E3 A4E 082 + 023 A5E F77 + 003 A6E A2D - termine a primeira parte do ato, e já pule direto ao próximo
  • 0AA EBE E6E - comece com 10 continues
  • 3A5 60E 2A2 - continues infinitos
  • 00F 88D 3B7 - tempo infinito
MEGA DRIVE

Sonic the Hedgehog

  • ATBT-AA32  - código mestre - deve ser feito antes de aplicar qualquer código

  • AE0T-CABE - uma vez invencível, sempre invencível (pegue um monitor)

  • SCRA-BAX0 - cada anel conta como 8 

  • HCRA-BAX0 - cada anel conta como mais de 1000

  • GJ6A-CA7A - vidas infinitas (não perde vida quando você morre) 

  • AY3T-BA4R - comece com 5 esmeraldas

  • DDLT-AAGL - pulo super alto

  • BDLT-AAGL - super pulo

  • AEOT-CABY - quando pegar o "velocidade" fique até o final da fase

  • AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)

Sonic the Hedgehog Rev 00

  • JATT-ARNC - Green Hill de noite

  • JATT-ARNW - Marble Zone de noite

  • YATT-AGNW - Marble alá Green Hill

  • YATT-AGPC - Spring Yard Brasil

  • JATT-ARPC - Spring Yard de noite

  • JATT-ARNL - Labirinth Zone cinza (igual à Scrap Brain 3 final)

  • YATT-AGPL - Scrap Brain 1 de ouro e de dia

  • JATT-ARPL - Scrap Brain BP

  • BDBA-NPL2 - Monitor "Óculos" no começo da Labirinth (monitor óculos não faz nada)
  • A82A-NPPA - Monitor "S" no começo da Green Hill 1 (monitor S não faz nad

Sonic the Hedgehog Rev 01

  • KATT-ARNL - Green Hill de noite

  • JATT-ARNW - Marble Zone de noite

  • ZATT-AGN4 - Marble Zone alá Green Hill

  • ZATT-AGPL - Spring Yard Brasil
  • KATT-ARPL - Spring Yard de noite
  • KATT-ARNW - Labirinth Zone cinza (igual à Scrap Brain 3 final)
  • ZATT-AGPW - Scrap Brain 1 de ouro e de dia
  • KATT-ARPW - Scrap Brain BP
  • A82A-NPPA - Monitor "S" no começo da Green Hill 1 (monitor S não faz nada)
  • BDBA-NPL2 - Monitor "Óculos" no começo da Labirinth (monitor óculos não faz nada)

Vídeo de demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=BrAu46YrGDQ. Incrível, não? Você não precisa hackear o Sonic 1 para jogá-lo de modo diferente!

OBS: alguns códigos do REV 00 também funcionam no REV 01 e vice-versa... os códigos do "Sonic the Hedgehog" funcionam em ambas as versões

Sonic the Hedgehog 2

    Existem dois tipos de códigos para o Sonic 2, dependendo da versão do jogo. Tente sempre o primeiro código (Rev 01, a mais comum). Se este não der, utilize o segundo (Rev 00), quando houver.

  • AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)

  • SAST-DA1ASATA-DATJ - cada anel conta como 8

  • JW3A-CA4J / JW3A-CA4Y - vidas infinitas

  • FVVT-CAE2 - pulo alto

  • EBVT-CAE2 - super pulo e o Sonic flutua na água

  • CBVT-CAE2 - mega pulo e o Sonic flutua na água

  • ALTA-CA8N / ALTA-CA82 - fique invencível e invisível depois de ser atingido. Tem que ter anéis.

  • ALTA-CA9J / ALTA-CA9Y  - uma vez invencível, fique invencível para o resto da fase

  • AH2T-CAH6 / AH2T-CAHN - precise de só um anel para ativar fase especial

  • ACZT-CACA / ACZT-CACN - Super Sonic sem esmeraldas e anéis (é bugado, o Sonic não fica amarelo e é preciso usar o debug mode porque o sprite trava)

  • SEST-D11A - Não pode receber anéis, exceto pelos monitores

  • SAST-D11A - Cada anel conta como 20

  • 00448A:0003 (Patch Code) - Jogar com o Sonic e Tails na Death Egg

Fases secretas em Sonic 2

  Para ativar as fases secretas de Sonic 2, você precisa inserir o código genie, e depois acessar a seleção de fases e ativar o Debug Mode e entrar nas fases que for pedido, com A + Start. Só funciona na Rev. 01:

  • ACLA-ATD4 - vá à Hidden Palace! Ative a seleção de fases. Depois ative o Debug Mode. Depois de tudo aplique o código e entre com A + START em Death Egg só funciona na Rev 01

  • ACLA-AED8 - Emerald Hill com as cores da Wood Zone (acesse no Sound Test, pelo mesmo procedimento acima)

  • ACLA-AWD8 - Emerald Hill com música de Sky Chase e o Tails nos ícones de vida (acesse Sound Test, mesmo procedimento)

  • CNWT-JJHT - Hill Top com as cores da Emerald Hill

  • CAWT-J0E6 - Emerald Hill com as cores de Hill Top

  • CJWT-JYGN - Metropolis com as cores de Sky Chase

  • CNWT-KAHE - Wing Fortress com as cores de Death Egg

  • ABBT-CYA2 - de Hidden Palace Zone 1 pule para Oil Ocean Zone 1

  • ABBT-CTBG - de Metropolis Zone 1 pule para Hidden Palace Zone 1

  • VBCT-BC6E - Sem água na Hidden Palace

  • VDAA-BC84 - Hidden Palace sem fundo (você não morre no abismo)

  • TDAA-A8R0 - Limitar Hidden Palace

  • ACGT-64EW - Colocar placa de fim de ato na Zone 1

  • JCGT-7ANR - Colocar a placa na posição certa

  • AJ0A-AEB4 - Mudar a paleta de cores de Hidden Palace Zone 1

Sonic 2 Beta

  • AFMA-K6LL - Colocar a cápsula de aprisionamento no final do ato 1 de Hidden Palace.

  • XC0T-AAC4 - corrige o bug de 100 anéis (ganha vida em vez de tocar outra música)

  • NN7T-AAA4 - inicia com 99 vidas

  • SC0T-BAVC - cada anel conta como 8

Fases perdidas

  • AA7A-ANGY - fase perdida com a música de Emerald Hill 2P
    AA7A-AWGY - fase perdida com a música de Sky Chase

  • AA7A-AGGY - fase perdida com a música de Oil Ocean

  • AA7A-ACGY - fase perdida com a música de Emerald Hill

OBS: acesse-as na Green Hill Zone Stage 0 com A+Start

Sonic 2 Early Prototype

  • AH99-8AH4 - Debug Mode, para ativá-lo basta apertar A + START na tela título ou qualquer fase (na seleção de fases)

  • A9AT-CAG2 - Adicione o crocodilo e outros caracteres na Emerald Hill

  • JATT-ARNL - cenário "noturno" (com bugs)

  • GATT-ARNJ - cores diferentes (Emerald Hill fica com cor de "deserto").

  • A82A-NPPA - 2 players (acesse segurando A+B+START se tiver debug mode) só nas fases Scrap Brain, Green Hill, Final Zone e Star Light.

  • JATT-ARNP - jogue com cures diferentes
    KITT-ARNL - jogue sem objetos, apenas anéis

Sonic the Hedgehog 3

  • AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)

  • AA6T-AAXC - código para seleção de fases - Segure A+START na tela título

  • SCGT-DAYL - cada anel conta como 8 

  • AWHA-CA92 - não perde anéis

  • ACGA-AA8T - 1 esfera para pegar a esmeralda

  • BLGT-CAE0 - vida extra depois de dez anéis em vez de 100 

  • HCGT-DAZY  - 16 vidas extras depois de 200 anéis 

  • 9L5A-CBHN - os "Super Rings" valendo 999 anéis

  • AJZA-CA8N -  Super Sonic não perde anéis com o tempo

  • AJ3A-CA7A - vidas infinitas 

  • ATST-CA38 - caminhe sobre a água

  • FFFF0A:0004 (Patch Code) - Desativar Insta-Shield e bug na Angel Island

  • JT4T-AA3C - bug na tela-título e fases não entram

Menus de Sonic 2

  • ET6T-AADL - acesse o menu de Options de Sonic 2. Basta entrar no modo Competition

  • DT6T-AADL - acesse a tela de 2P VS. Basta entrar no modo Competition.

  Curiosidade: é possível fazer a seleção de fases no menu de Options do Sonic 2. Ele ativará o Sound Test (19, 65, 09, 17). No Sound Test (seleção de fases também), é possível ainda ativar o Debug Mode (1, 9, 9, 2, 1, 1, 2, 4). O Código de Super Sonic não dá certo.

Acesse as fases de Sonic & Knuckles!!!

  • ABZA-AJE8 - Flying Battery Act 1

  • AFZA-AJFA - Flying Battery Act 2

  • ABZA-ARFL - Mushroom Valley Act 1

  • AFZA-ARFN - Mushroom Valley Act 2

  • ABZA-ATFR - Sandopolis Act 1

  • AFZA-ATFT - Sandopolis Act 2

  • ABZA-AWFW - Lava Reef Act 1

  • AFZA-AWFY - Lava Reef Act 2

  • ABZA-AYF0 - Sky Sanctuary Act 1

  • AFZA-AYF2 - Sky Sanctuary Act 2

  • ABZA-A0F4 - Death Egg Act 1

  • AFZA-A0F6 - Death Egg Act 2

  • ABZA-A2GG - The Doomsday

  • ABZA-AJE8 + W4ZT-LE0R + 3CZT-LJ8W - Flying Battery Act1 100% liberada

  • AFZA-AJFA + W4ZT-LE1G + 3CZT-LJ9L - Flying Battery Act2 100% liberada

Como acessar: você vai usar o código genie e entrar na fase correspondente na seleção de fases. As fases que não aparecem, acompanhe a imagem abaixo. A Lava Reef entra no primeiro 2P VS, a Sky Sanctuary no segundo, a Death Egg no terceiro e Doomsday no Sound Test.

Sonic & Knuckles

  • AH99-8AH4 - Debug mode (não precisa do código mestre)

  • CEMA-B6JY - muitos coisas são invisíveis, até mesmo anéis

  • Z2GT-CA5W - super velocidade

  • HXRT-AA6A - tempo infinito 

  • NTPT-CA50 - Super Knuckles e Super Sonic não perdem anéis com o tempo

  • RGSA-A6YY - Só precise de 1 esfera azul para  a esmeralda na fase especial 

  • 4ANA-CRAO - super salto (Sonic)

  • 2ANA-CWAO - hiper salto (Sonic)

  • AANA-C4A0 - mega salto (Sonic)

  • PV5T-CRCR - super salto (Knuckles)

  • AB5T-CWCR - hiper salto (Knuckles)

  • AB5T-C2CR - mega salto (Knuckles)

  • AANT-CAGY + AB6A-CAHR - fique Super Sonic sem qualquer esmeralda 

  • AB6A-CACLAB6A-CAHR - fique Super Kncuckles sem qualquer esmeralda 

  • CA7T-AAE4 - "Noob Saibot" Sonic/Tails/Knuckles com cor preta

  • AANA-DYYY - não gire quando pular

  • AWXT-CADA - chuva de anéis quando Sonic é atingido

  • AENT-CAHL - 1 anel para virar Super Sonic

  • AF6A-CADA - 1 anel para virar Super Knuckles

Sonic 2 & Knuckles

  • HWLX-GA2Y - tempo infinito 

  • AE5X-AAFY  - comece com só 1 vida em vez de 3 

  • JV1D-CA6W - vidas infinitas 

  • ABWD-C2DC - mega pulo

  • RE8A-A60W + RE8A-A60G - seleção de fases
  • AB6X-ATBR - vá para Hidden Palace (ative Debug Mode e selecione Special Stage com A + Start)
  • AB6X-ACBR - Emerald Hill com as cores da Wood Zone

Sonic 3 & Knuckles

  • Tente os códigos de Sonic 3 e Sonic & Knuckles

  • AWXT-CAXA - Anéis não giram quando você é acertado (Bem inútil)

  • AALA-AAA8 - Música continua quando o jogo é pausado

  • AAXT-CBA4 - Pés do Sonic sem girar

  • AAXT-CEA4 - Pés do Sonic sempre girando

  • ZA7T-AAY8 - Personagens brancos

  • AAPT-CEB0 - Sonic não pode pegar anéis, mas também não é atingido por inimigos (sprite parado)

  • AWXT-CAAY - Anéis voam para cima quando é atingido

  • AA7T-AAP2 - Jogar de "noite"

  • AANA-DYY2  - Ao pular o personagem vira para a esquerda

  • 96BA-CAG6 - Mantenha escudos (fogo, água, raio) quando bater

  • AAMA-DAAC - Spin Dash só rola no lugar

  • RENT-C6V6 - Sonic sempre pode usar Fireball (pule 2x)

  • RENT-C6YA - Sonic sempre pode saltar em dobro (pule 2x)

  • AAPT-DBHT - Aperte para baixo para Spindash

  • ABNT-CA54 - Tails corre mais rapidamente

  • ACCT-CA2R - Não pode se afogar

  • SBJA-HAV2 - Anéis valem 8 nas fases especiais para Sonic

  • SBJA-HAV8 - Anéis valem 8 nas fases especiais para Tails

  • AX99-8AAL - Sonickles ou Blue Knuckles! Entre no slot do Sonic e você terá a cor do Sonic no sprite do Knuckles. (aparecerá a opção 04 na seleção de fases)

  • 006B68:0A94 - Red Sonic. Entre com Knuckles e você jogará com o Sonic vermelho (Patch Code).
  • Y26A-AAAG - Sonic negro. Com esse código Sonic ficará com sprite preto.
  • AP2A-DAEE - Ao planar, o Knuckles irá subindo ao invés de descer!
  • WAPT-D2B0 - Super velocidade (vale para todos os personagens); OBS: o sprite do personagem fica "louco"
  • AX5S-8AC9 - Super Sonic Azul (o sprite travará, use com Debug Mode junto)

Sonic Spinball

  • AFBT-4AHR - comece com 1 vida em vez de 3 

  • AKBT-4AHR - comece com 2 vidas 

  • AZBT-4AHR - comece com 5 vidas 

  • A7BT-4AHR - comece com 7 vidas 

  • AXBA-4A4T - vidas infinitas 

  • AFBT-5N7G - comece em Lava Powerhouse 

  • AKBT-5N7G - comece em the Machine

  • APBT-5N7G - comece em Showdown

  • AC1T-NHGF - Sem criaturas na primeira fase

  • AXST-8A5L - Bolas ilimitadas em todos os rounds bônus

Sonic 3D Blast

  • AJCA-AABY - demonstração ininterrupta
  • AJLA-AACG - "congele" animações
  • AJNA-AA32 - seleção de fases
  • AJNA-AAWT - Sonic invisível
  • MA3A-AAAT - SpinDash eterno (inclusive para a demonstração)
  • AADA-AAAE - Saltar de nível

Knuckles' Chaotix

Os códigos foram descobertos pelo usuário Tony Headstrom, conforme colocado no fórum Sonic Retro. Existe um código pra versão Americana (NTSC) e outro para as demais (incluindo a brasileira, Pal).

NTSC

  • AL2A-EA2J - Tempo infinito
  • SAXT-DTWA - Cada anel conta como 4
  • BC2A-EB2L - Tempo infinto + "anéis infinitos" (o contador não zera)

PAL

  • AL2A-EA68 - Tempo Infinito
  • SAXT-DTWW - Cada anel conta como 4
  • BC2A-EB7A - Tempo infinto + "anéis infinitos" (o contador não zera)
     
COMO UTILIZAR OS CÓDIGOS EM EMULADORES?

1. No Kgen 98

  • Vá ao menu "GAME GENIE MENU" e aperte ENTER

  • Depois vá em "ADD CODE"

  • Digite o código

  • Aperte ENTER

  • Vá em "TOGLE CODES" e dê ENTER

  • Depois dê enter mais uma vez e veja se há um * na frente do código

  • Se tiver, deu tudo certo

2. No Gens

  • Vá ao meno File (Arquivo) >> Game Genie

  • Digite o código em "CODE"

  • Depois aperte em ADICIONAR (ADD)

  • Depois dê OK e abra o jogo

3. Kega Fusion

  • Vá ao meno File (Arquivo) >> Game Genie/PAR

  • Digite o código em "CODE"

  • Depois aperte em ADD CODE

  • Depois dê OK e abra o jogo

obs: em ambos casos você tem que ter carregado a rom. No caso do Kgen 98, aperte ESC após carregar a ROM e faça o procedimento. Depois de ter seguido os passos, aperte ESC de novo.

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